Abaixo seguem tópicos utilizados no processo de criação dos layouts:
Os 7 Elementos Básicos do Design
A seguir, você confere um guia do processo criativo para Busdoor. As sugestões têm uma característica geral para a mídia exterior, e geralmente quando não produzimos peças de qualidade é pela negligência a estes princípios elementares.
1) Identificação do produto
A identificação fácil, rápida e clara do produto ou da mensagem é o primeiro passo para uma peça de sucesso.
2) Cores Vivas
O jogo de cores deve ser vibrante, destacando o produto e criando um projeto visual atraente para seduzir o público de passagem.
3) Texto Curto
Procure rapidamente um impacto imediato do público combinando com uma ilustração grande e atraente.
4) Fontes Legíveis
Uma fonte legível é uma obrigação no projeto, mesmo em movimento, o texto deve ser lido facilmente.
5) Layout
As peças devem possuir elementos harmoniosos e fornecer uma única unidade visual proeminente.
6) Ilustrações Grandes
Sempre que possível a peça deve possuir uma única ilustração grande e atraente.
7) Fundo Simples
A cor do fundo em harmonia com as ilustrações torna a mensagem mais eficaz.
Visibilidade
Tempo de exposição
Pelo fato do ônibus estar em movimento e seu principal público serem os carros que também estão em movimento, o tempo de exposição deve ser considerado.
A velocidade média urbana é aproximadamente 20-35 Km/h. A exposição mínima de 5 a 9 segundos deve ser considerada razoável para um rendimento máximo.

Legibilidade e tamanho das letras
O tamanho das letras utilizadas devem permitir sua leitura à distância:

Legibilidade dos estilos das letras:
As fontes convencionais são lidas mais rapidamente.
Evite o contraste extremo entre vertical e horizontal.
Fontes
O uso de letras maiúsculas deve ser evitado ao máximo. As palavras compostas inteiramente de letras maiúsculas não são lidas tão facilmente quanto as palavras em letras maiúsculas e minúsculas.
Devemos ter muito cuidado ao afastamento entre letras e entre palavras. Com muito pouco espaço, as letras tendem a se fundir quando de longe. As fontes de versão ultra-bold (realce) ou muito finas devem ser evitadas. Em regra geral, as fontes mais simples são as melhores para o Busdoor. As fontes demasiadamente ornadas ou aquelas com o contraste excessivo de elementos grossos e finos provavelmente reduzirão sua legibilidade.
Cores
A disponibilidade de uma escala cheia das cores, reproduzida viva e fielmente, é uma das vantagens proeminentes do Busdoor.
Uma peça grande com vermelhos, verdes, amarelos, e os azuis brilhantes podem produzir excelente efeito.
Quando se escolhe cores para uma peça de Busdoor deve se procurar aquelas com grande contraste (a identidade da cor, tal como o vermelho, o verde, o amarelo) e no valor (a medida do brilho ou da escuridão da cor). As cores contrastantes trabalham bem em distâncias enquanto cores sem contraste se fundem e obscurecem a mensagem.